Como transformar o tempo em um aliado do Conselho de Administração

A gestão do tempo, realizada de forma correta, sempre foi uma aliada de executivos. Em um momento pandêmico essa gestão se tornou ainda mais complexa, já que muitos trabalhando remotamente. Para aqueles trabalhando em casa, conciliar atividades profissionais e pessoais em um mesmo ambiente foi e é um desafio pouco trivial. As plataformas que permitem a realização de reuniões online, permitiu que os trabalhos continuassem. Ainda que de uma forma diferente. E com a qual muitos ainda tem dúvidas de como utilizar da maneira a causar maior impacto. Assim como os trabalhos exercidos pelas diferentes funções, essa nova realidade impactou as funções dos Conselhos de Administração. A seguir, faço algumas reflexões sobre como os CAs podem atuar e transformar essa nova realidade em oportunidade.

Onde começar:

Em primeiro lugar, o conselheiro deve olhar o próprio negócio no qual a empresa está inserida. Os processos existentes estão adequados a utilização das novas tecnologias e maneiras de trabalhar? Essa questão pode ser colocada ao CEO para que ele reflita. E eventualmente, sem ser esse o foco da reunião, que apresente seu plano. Indo mais além com esse mesmo ponto, outro desafio a ser colocado é se existe alguma oportunidade da utilização da tecnologia. Seja como um serviço, um produto ou para aumentar a receita e a rentabilidade. A forma de atender clientes no B2B e no B2C oferece um amplo leque de possibilidades. E quem as identifica com presteza sai na frente da concorrência.

Além disso:

Deve-se destacar também, dentro da própria agenda do conselho, a necessidade do uso da tecnologia. Mais do que nunca a secretaria do CA tem um papel importante a cumprir. Em função da recomendação de manter um certo distanciamento até a conclusão da vacinação (que deverá ocorrer em 2022), as pautas devem ser elaboradas de forma assertiva. Pessoalmente, gosto de distribuir os temas em dois blocos. E cada reunião do conselho se dedica a um deles. Que são questões financeiras (balanços, fluxo de caixa, DRE, são exemplos) e questões estratégicas (planos de expansão e investimento, fusões e aquisições, marketing, são possibilidades).

Com uma pauta bem-organizada e os materiais enviados com uma antecedência de pelo menos uma semana, os conselheiros podem se preparar e prestar a melhor contribuição. Mesmo que a reunião eventualmente venha a ocorrer no formato online. Já que ainda é uma necessidade dependendo da empresa e dos integrantes do conselho.

Fica o convite a todos. Seja para fortalecer o negócio ou a própria dinâmica do CA, que considerem a tecnologia como uma grande oportunidade para gestão. Como capturar essa oportunidade, é a questão. Boa sorte a todos nesse novo desafio (mais um!) e fico a disposição para conversar sobre o tema. E vamos com garra absurda!

Rodrigo Guimarães Motta
Conselheiro de Administração
Doutor em Administração

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