Depoimentos

Gostaria de saber mais sobre o Rodrigo Motta e sobre a atuação dele
nos três principais pilares em que apoia as suas atividades?

Sobre o executivo e empresário

“Conheço o Rodrigo há 36 anos, desde o primeiro dia da faculdade. Posso afirmar, sem medo de errar, que é a pessoa com mais garra que encontrei na vida. Ao longo desses anos pude testemunhar a superação de diversos desafios duríssimos com coragem e foco. Temos muitas coisas em comum como o amor aos esportes, aos livros, a vontade de fazer o melhor todos os dias… Aprendi e continuo aprendendo muito com ele, grande amigo!”

Daniel Pinsky

Mestre em Administração, faixa preta de judo, maratonista e sócio-diretor das editoras Contexto e Labrador

“Rodrigo Motta, membro do conselho de administração do Grupo Vita Ortopedia (de clínicas ortopédicas voltadas para o segmento de alto padrão em São Paulo), fez uma grande interface e foi o promotor da nossa contratação como advisors junto aos acionistas da empresa, enaltecendo o benefício de uma operação de M&A que culminou com a venda de 66% das ações para o Fleury (empresa de capital aberto na B3).

O resultado do empenho do Rodrigo junto aos acionistas (todos médicos e muito focados no dia a dia da operação do Vita) foi o de filtrar e orientar para a necessidade de se criar uma musculatura na empresa, tornando-a um grupo consolidador no segmento de ortopedia no Brasil.”

Antonio Americo Barbosa de Oliveira

Administrador de empresas e sócio-fundador da BRAdvice.

“O Motta foi fundamental na estruturação comercial da Lowko. Com muita disciplina, embasamento teórico e experiência, ele é a minha referência para as discussões mais estratégicas da área comercial.”

Rodrigo Studart

Engenheiro de produção e fundador da Lowko.

“Neste ano faz 30 anos que conheço o Rodrigo Motta! Isso por si só já deveria mostrar a imensa consideração que tenho por ele. Fui seu primeiro chefe na Procter & Gamble, assim que ele se formou pela FGV-EAESP em Administração Pública. Nesse papel, tive a honra de contribuir na formação desse profissional ‘Incansável’, que me acompanhou na fundação da Ferrero do Brasil e em outras empreitadas. Nossa relação de trabalho evoluiu para a esfera pessoal, pois sempre admirei seus valores, garra e determinação. Será um prazer se a vida nos proporcionar mais uma oportunidade de trabalharmos juntos!”

Manoel Machado

Mestre em Administração, executivo de empresas de bens de consumo por 35 anos,
hoje empresário, conselheiro e investidor.

“Rodrigo Motta acreditou em mim mais de 20 anos atrás em um processo de estagiário em que eu não era o mais preparado, mas ele viu nos meus olhos a vontade absurda de aprender e entregar. Esse é o grande diferencial dele, hoje um grande amigo e uma inspiração. Um cara que sempre enxergou além, que conduziu toda a sua carreira colocando em primeiro plano os seus valores e a sua paixão por formar times de alta performance. Um enorme prazer aprender com ele e tê-lo tido como parte fundamental na construção dos meus próprios valores e estilo de liderança.”

Fernando Rosa

Administrador e presidente da Kraft Heinz do Brasil.

Sobre o esportista

“Minha aproximação com o camarada incansável Rodrigo Motta aconteceu em 2011, durante o Campeonato Mundial de Judô em Frankfurt, onde já puderam ser observadas várias características em comum entre nós. Daí em diante, tendo como objetivo o crescimento da classe de veteranos do Brasil, os projetos começaram a aparecer, e a nossa parceria foi ficando mais sólida.

Entre uma ação e outra, surgiu uma outra viagem – desta vez, até Málaga, na Espanha – para o Mundial de Veteranos em 2014, e, juntamente com outro incansável, amigo meu de longa data, o Bahjet, combinamos de estender essa viagem para um passeio em Portugal. Esses dias juntos mudaram a vida dos três: sem que percebêssemos, ali já estávamos nos tornando os ‘Camaradas Incansáveis’.

A nossa maior aproximação se deu no ano de 2015, quando nos tornamos sócios no então Instituto Chiaki Ishii, juntamente com o amigo Bahjet. Desde então, esse tem sido um aprendizado diário; estar do lado de um dos maiores gestores do Brasil é uma honra enorme.

Excelência em gestão e foco nos procedimentos são alguns dos pilares que aprendi com o Rodrigo, além do valoroso investimento em conhecimento por meio da área acadêmica. Com o incentivo dele, eu me tornei pós-graduado e, agregando todo esse conhecimento à minha trajetória, procuro melhorar a cada dia, me espelhando sempre no camarada Rodrigo – que é o nosso guru –, sugando o seu conhecimento sempre em busca da excelência.”

Cristian Cezário

Educador físico, pós-graduado em Gestão de Qualidade, gestor do Instituto Camaradas Incansáveis (ICI),
coordenador de veteranos da CBJ e pentacampeão mundial de veteranos de judô.

“Quando se trata de aprender o melhor, de buscar a máxima qualidade, de chegar até o limite do possível, estamos falando do Rodrigo Motta, um profissional de altíssima inteligência (e de uma inteligência pouco convencional), que consegue alcançar resultado em tudo o que se propõe a fazer. Nesse sentido, é alguém que está a anos-luz de qualquer outra pessoa; alguém que percebe e que antecipa procedimentos que outros sequer entendem que existem. Alguém que debate e que consegue impor as suas ideias sem o mínimo esforço, de tão claras e óbvias que elas são – embora quase ninguém veja. Alguém que acompanha de perto a execução dos processos apenas por curtição, porque sabe que o resultado será exatamente o que quer. Rodrigo Motta é um líder organizacional com uma capacidade única de cobrar e de entregar resultados; um gênio do mundo executivo.”

Bahjet Hayek

Empresário, pós-graduado em Gestão da Qualidade, co-administrador do Instituto Camaradas Incansáveis (ICI)
e campeão mundial veterano de judô.

“Rodrigo Motta, um dos pouquíssimos faixas preta que a Sociedade Harmonia de Tênis produziu em tantos anos é a representação da garra e da superação, pois nunca deixou de honrar o esporte mesmo quando passou por sérias restrições físicas.

Ajudou o nosso clube há alguns anos com a elaboração de uma cartilha para que as crianças cumprissem os requisitos mais básicos para a passagem de faixa, ajudando nossos professores a formarem cidadãos disciplinados e comprometidos com os princípios mais nobres do judô, para muito além da diversão que nossas crianças merecem!”

Rodrigo Meirelles

Turismólogo, diretor executivo na Bahema Educação e diretor-presidente da Sociedade Harmonia de Tênis.

“O Rodrigo tem uma impressionante capacidade execução, sendo admirável por suas realizações editoriais, acadêmicas, profissionais e esportivas. Com muita garra e determinação, superou condições muito adversas e adversários duríssimos, conquistando com louvor sua medalha no Mundial de Veteranos de Judô. Desejo a ele todo sucesso em mais esse desafio profissional.”

Silvio Tardelli Uehara

Engenheiro elétrico e bicampeão mundial veterano de judô.

“O Motta é um cara com uma energia incansável, sempre de bem com a vida e pronto para aprender e empreender. Tem sido um prazer encarar os desafios ao seu lado nos últimos 30 anos.”

Wagner Castropil

Doutor em Medicina, atleta olímpico e fundador do Vita Ortopedia e Fisioterapia.

Sobre o acadêmico

“Conheço o Rodrigo há quase 20 anos. Fomos colegas no curso de Mestrado em Administração da PUC. Além de sua destacável dedicação, o admiro pela sua capacidade de compartilhar o seu conhecimento com muita humildade e boa vontade com os demais colegas. Pessoas, como o Rodrigo nos fazem crescer absurdamente. De fato as realizações que ele carrega, são uma extensão de sua vida e valores. Fica a minha admiração!”

Pedro Lucas de Resende Melo

Professor de Administração da FEA PUC-SP e Doutor em Administração pela FEA USP

“Sou professor de inglês há 50 anos, e o Rodrigo foi meu aluno por sete deles. Sem dúvida, o mais inteligente daqueles que passaram por mim. O mais brilhante. Extremamente motivado, curioso e participativo, o Rodrigo elevava o nível do curso com o seu já vasto repertório, fruto da sua tão variada gama de interesses desde sempre.
Sempre tive e tenho grande admiração pela sua força de caráter e garra. Mais do que um aluno, ele é um filho para mim.”

Paulo Sérgio Pandolfi Rezende

Professor de Língua e Literatura Inglesas e advogado formado pela PUC-SP.

“Conheci o Rodrigo Motta quando ele foi meu aluno pela primeira vez no Programa de Estudos Pós- Graduados em Administração (PPGA/PUC-SP), no ano de 2004. A partir daí, nasceu uma fonte nova de sinergia acadêmica que se foi consolidando e prolongando por muitos anos, quando eu o aceitei em seu processo de orientação no Programa de Mestrado em Administração, concluído em 2007, e o recebi para o Programa de Doutorado em Administração, concluído em 2021. Como educadora, docente, pesquisadora e gestora acadêmica institucional há mais de 45 anos, só tenho a expressar minha enorme satisfação e senso de realização por ter tido a oportunidade de caminhar junto e ao lado do Rodrigo Motta nessa sua opção de viagem, formação e capacitação científica. Faço lembrança de suas palavras, de que continuarmos juntos nesta jornada será uma ‘honra absurda’. Em qualquer momento, de alegria/tristeza, de saúde/doença, de oportunidades/desafios, esteja certo de que você, Rodrigo Motta, será sempre uma referência importante a ser lembrada com muito carinho, amizade, respeito e alta consideração por esta sua professora, orientadora, mentora, coautora e amiga de sempre.”

Profa. Dra. Neusa Maria Bastos F. Santos

Titular FEA/PUCSP, Fulbright Scholar (CIES/USA), International Council of Canadian Studies (ICCS/Canada).

“Rodrigo Guimarães Motta realiza uma profunda e necessária reflexão sobre diferentes discursividades e materialidades que habitam o mundo acadêmico, esportista e empresarial. Sua atuação profissional e acadêmica é, por isso, atravessada por instigantes efeitos de sentido, impulsionando-nos a refletir criticamente sobre alguns dos pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam e articulam tais áreas. Com um olhar arguto e preciso, fruto da visão heteróclita que desenvolveu sobre a realidade que o cerca, vem iluminando os caminhos já percorridos em contextos históricos e sociais de grande relevância, mas também projetando novas rotas ao percurso ainda a ser trilhado, sempre com garra, determinação e coragem, sendo guiado por um posicionamento ético e de valores sem dimensão sobre os acontecimentos do mundo.”

Silma Ramos Coimbra Mendes

Mestre em Linguística pela UNICAMP e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP.
Atualmente é pós-doutoranda em Análise do Discurso pelo LAEL/PUC-SP.

“O fato de transitar intensamente entre a academia, empresas e o terceiro setor, focalizando diferentes aspectos da experiência humana e de gestão, como o consumo e o esportismo, permite que a trajetória do Rodrigo Guimarães Motta não se dê em uma clausura setorial e que suas pesquisas e reflexões, em parceria, contribuam para promover diálogos entre saberes, essencial para a compreensão e atuação neste mundo de alta complexidade.”

Prof. Dr. Luciano Antonio Prates Junqueira

Um dos principais nomes na Gestão Pública atual e um dos maiores intelectuais
em Administração e Saúde Pública do país.