12 – A potencialidade do uso da retórica para o ensino de Administração*

RIGS: Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 10, n. 1, p. 31-47, jan./abr. 2021.

A dificuldade de alunos em compreender a literatura em cursos de graduação em Administração de Empresas é recorrente: é natural que textos de ciências sociais não se revelem facilmente ao leitor; pelo contrário, a compreensão exige método e disciplina. Isto posto, acredita-se que a retórica é um conhecimento e uma prática eficaz para ensinar graduandos a ler a teoria relativa à ciência social aplicada e às áreas específicas. Assim, o objetivo desta pesquisa é evidenciar a potencialidade do uso da retórica ao ensino em cursos de graduação em Administração. A metodologia consiste na apresentação dos recursos retóricos para a leitura e no exercício de leitura retórica de um artigo sobre estratégia, The Capabilities of Market-Driven Organizations de George S. Day (1994), referência de alto impacto até hoje. Perante a análise desenvolvida, os resultados revelaram que a intenção de Day é persuadir o leitor a escolher seu modelo de estratégia, sem apresentar avanços teóricos, sendo sua principal contribuição autoral combinar elementos conhecidos de maneira organizada ao campo do management. Palavras-chave: ensino em Administração; aprendizagem em Administração; leitura retórica; estratégia de ensino-aprendizagem; Gestão da Qualidade Total.

12 – A potencialidade do uso da retórica para o ensino de Administração*