RCC: Revista de Casos e Consultoria, v. 15, n. 1, p. e34237, 2024.
A categoria de hambúrguer apresenta oportunidade de crescimento diante de uma importante mudança que tem lugar nos hábitos de consumo nos lares brasileiros: esse tipo de proteína vem sendo mais consumido nas principais refeições do dia a dia, deixando de ser somente para os momentos de lanches. Entretanto, a linha Seara Gourmet, uma das linhas de alimentos da empresa Seara, tem perdido espaço no mercado para as suas principais concorrentes: Carapreta e Wessel — a Carapreta ganha um espaço mais relevante nas vendas, e a Wessel possui uma execução nos canais de venda melhor do que a Seara. Nesse sentido, pode-se perceber que uma das concorrentes, por atuar fortemente com execução no canal, conquista mais espaço de mercado do que a Seara Gourmet. A grande oportunidade do Caso de Ensino está em desafiar os estudantes para que criem um plano de execução nos canais em que a Seara Gourmet atua, a fim de superar a concorrência, aproveitar essa onda de crescimento e se tornar a principal marca em presença e em visibilidade. Além disso, o caso permite explorar todos os eixos de geração de valor através dos quatro eixos primordiais do negócio: comercial, marketing, produto e supply. Para isso, podemos pensar nas seguintes perguntas: (i) Como, por meio da execução do canal, o gerente de Marketing conseguirá alcançar 26% de crescimento nas vendas da marca e assumir liderança na categoria premium?; e (ii) O que a marca Seara Gourmet deve fazer para crescer em volume na categoria de hambúrguer, aumentando presença e visibilidade no canal de vendas?
Palavras-chave: caso de ensino; administração; marketing; hambúrguer gourmet.