Contribuição da retórica para a redação de trabalhos acadêmicos de alto impacto: análise do artigo ‘As capacidades de organizações voltadas ao mercado’*

Revista Gestão e Planejamento, v. 23, p. 345-360, jan./dez. 2022.

O objetivo deste trabalho foi analisar um artigo de alto impacto em administração de forma a entender qual a contribuição da retórica usada em sua redação. Para tanto, foi selecionado o estudo mais citado entre as pesquisas sobre GQT em 25 anos, o artigo de estratégia “As capacidades de organizações voltadas ao mercado”, escrito por George S. Day (1994). De modo a fundamentar a análise, o arcabouço teórico foi desenvolvido principalmente à luz dos conceitos retóricos de orador, auditório, acordo e tipos de argumento, tais como elaborados por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2010). Por fim, os resultados demonstraram que Day utilizou-se de ferramentas da retórica – como os argumentos de exemplo, autoridade e reciprocidade – de forma consistente ao longo de todo o artigo, assim aumentando a adesão à sua tese, o que pode ter contribuído para o sucesso e a repercussão alcançados pelo autor. Palavras-chave: administração; artigos; Day; retórica.

Contribuição da retórica para a redação de trabalhos acadêmicos de alto impacto: análise do artigo ‘As capacidades de organizações voltadas ao mercado’*