Jornadas Heroicas: estudo das competências obtidas no esporte como instrumento de aprendizagem baseada na prática

REAT: Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 17, n. 2, p. 1-16, jul./dez. 2023.

O objetivo deste artigo foi compreender como seis empresários ou executivos utilizaram intuitivamente o aprendizado baseado na prática das cinco competências que compõem a Teoria do Esportismo e como tais habilidades foram empregadas durante suas trajetórias no esporte e na Administração. Para fins metodológicos, este artigo apresentou uma pesquisa qualitativa a partir de uma pesquisa narrativa, visando a estabelecer uma amostra de profissionais de Administração que fossem referência de êxito em suas áreas. Analisando-se as perspectivas individuais e pessoais dos entrevistados, observou-se como as competências investigadas pela Teoria do Esportismo se mostraram presentes em seus perfis profissionais, de modo que cada um demonstrou ao menos uma habilidade com maior evidência de apropriação. A partir de entrevistas semiestruturadas com grandes personalidades do mundo corporativo, o estudo cruzou teórico e empírico de modo a ampliar o entendimento da aprendizagem baseada na prática e do impacto que competências apreendidas no esporte têm na vida profissional. A pesquisa buscou demonstrar que, entre as diversas práticas que podem ser executadas visando-se ao atingimento da excelência profissional, a aplicação das cinco competências adquiridas no esporte pode contribuir para o desempenho organizacional e a gestão de negócios. Palavras-chave: aprendizagem baseada na prática; Esportismo; práticas esportivas e organizacionais.

Jornadas Heroicas: estudo das competências obtidas no esporte como instrumento de aprendizagem baseada na prática