RIC@: Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 18, n. 2, p. 105-123, 2024.
Considerando a concepção do ensino e aprendizagem em Administração como objeto empírico, o objetivo deste estudo é investigar quais os paralelos possíveis entre o Caso de Ensino e a literatura das metodologias ativas, de forma a evidenciar como essa metodologia foi percebida pelos estudantes. Para tanto, este artigo adotou uma abordagem de pesquisa qualitativa, com reflexões teóricas sobre metodologias ativas, e apoiou-se no método do Estudo de Caso para realizar investigações junto aos estudantes mediante questionários na plataforma Survey Monkey. Como principais resultados, verificou-se que o Caso de Ensino é uma estratégia adequada ao ensino remoto – formato ascendente após o advento da COVID-19 –, contribuindo para uma aprendizagem efetiva e significativa e sendo assim reconhecida pelos estudantes, que destacaram sua capacidade de contribuição sobre quatro aspectos centrais: aprendizagem prática; dinamismo das aulas; qualidade do desafio; e engajamento. Palavras-chave: metodologias ativas; ensino e aprendizagem; administração; estudo de caso; ensino remoto.