4 – A eficácia das redes sociais e das ferramentas de marketing no recrutamento de integrantes para organizações sem fins lucrativos

RPCA: Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 12, n. 1, p. 76-88, 2018.

Este artigo propõe discutir a eficácia do recrutamento de participantes para organizações da sociedade civil através das redes sociais e das ferramentas de marketing. Foi eleita uma área de atuação dessas organizações, o esporte, mais especificamente, o judô. Para tornar possível a compreensão do assunto, foi feita uma pesquisa com 160 praticantes de judô que treinam em organizações da sociedade civil, como institutos, academias, ONGs e escolas. Observou-se que judocas são recrutados por redes sociais, o que tem se mostrado uma ação efetiva. Nas redes sociais, os laços fracos são mais eficazes que os laços fortes para recrutar participantes para as organizações. Ao estudar os laços fracos, foi constatado que o recrutamento é realizado, sobretudo, através de conhecidos. Esse tipo de recrutamento ocorre com mais frequência que o recrutamento levado a efeito através de outras organizações, os relés sociais. Palavras-chave: marketing; organizações da sociedade civil; recrutamento; redes sociais; relés sociais.

4 – A eficácia das redes sociais e das ferramentas de marketing no recrutamento de integrantes para organizações sem fins lucrativos