2 – Análise sobre a constituição das ONGs brasileiras a partir dos conceitos de capital social e redes sociais*

Revista SODEBRAS, v. 12, n. 133, p. 24-29, jan. 2017.

Este trabalho levanta os artigos que já foram escritos em uma revista espanhola dedicada as redes, sobre a constituição e a operação das ONGs brasileiras a partir de uma perspectiva sociológica nos últimos dez anos (de 2006 a 2015), notadamente de dois conceitos fundamentais: o capital social segundo Bourdieu, Coleman e Putnam e as redes sociais e seus laços fortes e laços fracos, como teoria elaborada por Granovetter. São recuperados os estudos feitos pelos autores desses artigos, que englobam a trajetória de ONGs em distintas regiões e contextos brasileiros (Amazônia, Recife e São Paulo) e encontrados pontos em comum e similitudes nos mesmos, tendo como base os conceitos mencionados. Palavras-chave: capital social; ONGs; redes sociais.

2 – Análise sobre a constituição das ONGs brasileiras a partir dos conceitos de capital social e redes sociais*