2 – Trade marketing: uma análise a partir da “estrutura das revoluções científicas”

Revista SODEBRAS, v. 12, n. 133, p. 76-82, jan. 2017.

A partir dos conceitos clássicos desenvolvidos por Thomaz Kuhn em seu livro “A estrutura das revoluções A partir dos conceitos clássicos desenvolvidos por Thomaz Kuhn em seu livro “A estrutura das revoluções científicas”, esse artigo, um estudo exploratório fundamentado em revisão da literatura, apresenta a ideia que a disciplina de marketing, cujo paradigma central dizia que este deveria concentrar seus esforços no entendimento do consumidor, e que este deveria ser atendido através do desenvolvimento de estratégias elaboradas com as variáveis controláveis de marketing produto, preço, promoção e ponto de venda, enfrentou uma crise gerada pelas anomalias provenientes das mudanças enfrentadas pelos varejistas e a maneira que uma das empresas encontraram para sobreviver a essa crise foi com a constituição de um novo conceito, o trade marketing, que propõe o desenho da estratégia alinhado necessariamente com as características não só dos consumidores, mas também dos canais de distribuição. Palavras-chave: marketing; paradigma; trade marketing.

2 – Trade marketing: uma análise a partir da “estrutura das revoluções científicas”